Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

No forno

Fausto De Sanctis aborda igrejas e crimes financeiros em novo livro.

Publicado por Michael Mota
há 9 anos

O desembargador federal Fausto de Sanctis, famoso por sua atuação em operações de combate à lavagem de dinheiro, planeja lançar em breve um livro sobre o uso de instituições religiosas para transações ilegais. A versão original é em inglês, batizada de Churches, Temples, and Financial Crimes — A Judicial Perspective of the Abuse of Faith (Igrejas, templos e crimes financeiros — Uma perspectiva judicial do abuso de fé, em tradução livre).

O título tem como selo a editora internacional Springer e dá exemplos de investigações abertas para apurar suspeitas desse tipo de crime, como na Igreja Universal do Reino de Deus e na Igreja Renascer em Cristo. O autor também aborda o funcionamento do Banco do Vaticano, que teve operações reveladas com o chamado caso “Vatileaks”.

A ideia do livro, segundo a sinopse, é apresentar questões legais sobre o tema e oferecer propostas “locais e globais” para melhorar a transparência de igrejas. De Sanctis já lançou pela mesma editora Football, Gambling, and Money Laundering (2014) e Money Laundering Through Art (2013). Este último livro, sobre lavagem de dinheiro por meio de obras de arte, deve ganhar versão brasileira.

Fonte: Revista Consultor Jurídico, 3 de março de 2015, 19h39 no link http://www.conjur.com.br/2015-mar-03/fausto-sanctis-aborda-igrejas-crimes-financeiros-livro

  • Publicações5
  • Seguidores33
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações57
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/no-forno/187971207

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Tem que dar nome as bois, não somente o nome das igreja, porque, estamos mexendo com a fé das pessoas e, não podemos condenar uma instituição por causa de alguns que administram mal o dinheiro da igreja, se temos que criticar ou mesmo tomar uma posição jurídica, tem que dar nomes aos bois, para que não haja uma mistureba de atitudes, existe uma gama seres humanos apor detrás das instituições, não vamos colocar na cruz pessoas inocentes, isso já foi feito no passado, vamos repetir o mesmo exemplo, estamos cansado de ver noticias de todos os tipos na mídia envolvendo as igrejas....acorda..,..Brasil.. continuar lendo